4.2. Resumo
O artigo deve possuir obrigatoriamente um resumo, no seu idioma original, com 100 a 300 palavras; seguido de um conjunto de palavras-chaves (de 3 até 5, escritas em minúsculas), também no idioma original do artigo. Logo a seguir deve aparecer a tradução do resumo em inglês (Abstract) e das palavras-chaves (Keywords).
O resumo deve ser claro, sucinto e explicar, em um único parágrafo, sem dividir em seções, o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos metodológicos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões.
4.3. Texto
Recomenda-se que o artigo contenha os seguintes aspectos, embora possam estar sob outras denominações ou formas:
a) Introdução: Devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.
b) Metodologia (ou Material e Métodos): Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc.
c) Resultados e Discussão: Confrontar os dados obtidos com os apresentados em literatura especializada.
d) Conclusões: Apresentar suas conclusões, buscando confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.
Quando necessário, os nomes científicos devem ser escritos em itálico. As abreviações devem ser indicadas no texto em sua primeira aparição. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso.
O número de tabelas e figuras utilizadas no artigo deve ser limitado a compreensão e elucidação do texto. Devem ser inseridas no corpo do texto no formato de imagem (JPEG, GIF), para identificação da sua posição e do tamanho aproximado.
Tabelas e figuras possuem numeração independente, que deve ser feita sequencialmente na ordem em que são citadas no texto. Devem também ter uma legenda auto-explicativa, na parte superior, centralizadas em relação à tabela ou figura. A legenda inicia com o termo "Tabela" ou "Figura" (primeira letra em maiúscula), de acordo com o caso, seguido de um espaço e do número de ordem sequencial, em algarismos arábicos, seguido de dois pontos e do texto da legenda, com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e as demais em minúscula, exceção feitas àquelas que normalmente são escritas em maiúsculas. Devem ser citadas no texto como "Tabela" e "Figura" seguidas de espaço e do número correspondente.
4.4. Referências
As referências a autores e fontes são inseridas no texto colocando entre parênteses o sobrenome do autor, todo em letra maiúscula, seguida da data, conforme o exemplo: (TAROUCO, 1991). Quando for conhecida a paginação, pode-se incluí-la, por exemplo, (TAROUCO, 1991, p. 237). Havendo mais de um título do(s) autor(es) no mesmo ano, deve-se distingui-las utilizando uma letra minúscula (a,b,c) depois da data, por exemplo, (TAROUCO, 1991b). Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de "et al." (em itálico e com um ponto depois do al), mas nas referências, no final do artigo, os demais nomes também deverão aparecer. Quando o nome do autor é citado diretamente no texto pode-se colocar entre parênteses apenas a data de publicação, por exemplo, Tarouco (1991). Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: Tarouco (1991) citada por Vicari (1999).
As referências completas de cada autor e fonte citadas no texto devem aparecer no final do artigo sob o título "Referências", ordenadas alfabeticamente pelo(s) sobrenomes(s) do(s) autore(s).
Os autores do artigo devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão dessas referências é de responsabilidade dos autores do artigo. A citação das referências no texto e na lista no final do artigo deve seguir a NBR6023 de 2019 da ABNT.