Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eletrônica da Estácio Recife?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Objetivos

A REER - Revista Eletrônica Estácio Recife tem como objetivo promover/disseminar conhecimento em diversas áreas do saber.  

 

2. Submissão de material

Cada edição da REER envolve o corpo docente do Centro Universitário Estácio do Recife, como também professores de outras universidades nacionais para a composição do Comitê Técnico de Programa.

Os artigos submetidos podem ser escritos somente em Português.

A submissão dos Artigos originais para apreciação implica na autorização para publicação na REER. Os conceitos, declarações e conclusões contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos respectivos autores. A revista não se responsabiliza por eventuais erros de português e/ou de concordância gramatical, ficando estes sob responsabilidade de cada autor.  

Os materiais para publicação deverão ser enviados em forma final conforme orientação constante na página de chamada de trabalhos (sistema de submissão). O trabalho aceito para publicação deverá ser enviado em sua Versão Final através do sistema de submissão, somente em formato Doc ou Docx (Microsoft Word), obedecendo à formatação apresentada nesta orientação.  Na fase inicial do processo de análise pelos avaliadoresnão deverá constar a identificação dos autores e o artigo deve ser enviado também em formato Doc ou Docx. Apenas os trabalhos selecionados (Aprovados) deverão ser enviados com a identificação dos autores e sua afiliação. Máximo de cinco autores por artigo.

3. Formatação do artigo

Os artigos deverão ser organizados em Título do trabalho, Resumo/Palavras-chaves (e respectivos Abstract/ Keywords), Texto, Notas do texto e Referências, contendo entre 8 a 15 páginas. Somente em casos muito especiais serão aceitos, para análise, trabalhos com número de páginas superior a 15.

Editar o arquivo de acordo com as seguintes orientações:
  • Tamanho da folha: para impressão em papel  A4 (21,0 cm x 29,7 cm) sendo observadas as seguintes margens:
    • superior 3,0 cm
    • inferior 2,0 cm
    • esquerda e direita 3,0 cm
  • Justificar o texto evitando separações silábicas com barras ou outros sinais.
  • Utilizar fonte "Times" tamanho 12 no corpo do artigo. 
  • No texto utilizar espaçamento 1 (simples).  O fim de uma seção e o cabeçalho da próxima são separados por um espaço extra.
  • Todas as páginas do trabalho devem ser numeradas.  Os números, em algarismos arábicos, são colocados, no centro da margem inferior. 

4. Estrutura

4.1. Título do trabalho

O título do artigo deve ser conciso, mas o suficientemente claro para permitir a pronta identificação do conteúdo do trabalho.  O título deve utilizar fonte "Times" tamanho 14. 

4.2. Resumo

O artigo deve possuir obrigatoriamente um resumo, no seu idioma original, com 100 a 300 palavras; seguido de um conjunto de palavras-chaves (de 3 até 5, escritas em minúsculas), também no idioma original do artigo. Logo a seguir deve aparecer a tradução do resumo em inglês (Abstract) e das palavras-chaves (Keywords).

O resumo deve ser claro, sucinto e explicar, em um único parágrafo, sem dividir em seções, o(s) objetivo(s) pretendido(s), procurando justificar sua importância (sem incluir referências), os principais procedimentos metodológicos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões.

4.3. Texto

Recomenda-se que o artigo contenha os seguintes aspectos, embora possam estar sob outras denominações ou formas:

a) Introdução: Devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

b) Metodologia (ou Material e Métodos): Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. 

c) Resultados e Discussão: Confrontar os dados obtidos com os apresentados em literatura especializada.

d) Conclusões: Apresentar suas conclusões, buscando confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

Quando necessário, os nomes científicos devem ser escritos em itálico. As abreviações devem ser indicadas no texto em sua primeira aparição. Em seguida, não se deve repetir o nome por extenso.

O número de tabelas e figuras utilizadas no artigo deve ser limitado a compreensão e elucidação do texto. Devem ser inseridas no corpo do texto no formato de imagem (JPEG, GIF), para identificação da sua posição e do tamanho aproximado.

Tabelas e figuras possuem numeração independente, que deve ser feita sequencialmente na ordem em que são citadas no texto. Devem também ter uma legenda auto-explicativa, na parte superior, centralizadas em relação à tabela ou figura. A legenda inicia com o termo "Tabela" ou "Figura" (primeira letra em maiúscula), de acordo com o caso, seguido de um espaço e do número de ordem sequencial, em algarismos arábicos, seguido de dois pontos e do texto da legenda, com a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e as demais em minúscula, exceção feitas àquelas que normalmente são escritas em maiúsculas. Devem ser citadas no texto como "Tabela" e "Figura" seguidas de espaço e do número correspondente.

4.4. Referências 

As referências a autores e fontes são inseridas no texto colocando entre parênteses o sobrenome do autor, todo em letra maiúscula, seguida da data, conforme o exemplo: (TAROUCO, 1991). Quando for conhecida a paginação, pode-se incluí-la, por exemplo, (TAROUCO, 1991, p. 237). Havendo mais de um título do(s) autor(es) no mesmo ano, deve-se distingui-las utilizando uma letra minúscula (a,b,c) depois da data, por exemplo, (TAROUCO, 1991b). Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de "et al." (em itálico e com um ponto depois do al), mas nas referências, no final do artigo, os demais nomes também deverão aparecer. Quando o nome do autor é citado diretamente no texto pode-se colocar entre parênteses apenas a data de publicação, por exemplo, Tarouco (1991). Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: Tarouco (1991) citada por Vicari (1999).

As referências completas de cada autor e fonte citadas no texto devem aparecer no final do artigo sob o título "Referências", ordenadas alfabeticamente pelo(s) sobrenomes(s) do(s) autore(s).

Os autores do artigo devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão dessas referências é de responsabilidade dos autores do artigo. A citação das referências no texto e na lista no final do artigo deve seguir a NBR6023 de 2019 da ABNT.


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  4. O texto segue as diretrizes descritas no site da revista; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto na forma de imagem, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Os artigos só serão aceitos para publicação se tiverem passado por uma correção linguística prévia. Os Editores não se responsabilizarão pelas correções da língua vernácula, ficando estas correções sob responsabilidade de cada autor.
 

Declaração de Direito Autoral

Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REER, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.

O conteúdo, bem como as opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia