TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E O CONTEXTO DA DÉTENTE NA GUERRA FRIA: NOVAS ABORDAGENS A PARTIR DO NEOLIBERALISMO, MARXISMO E NEORREALISMO

Autores

  • Jonathan Guedes da Silva Ricardo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

O presente artigo científico, consubstanciado por revisão de literatura e reflexões filosóficas que vão sendo tecidas, tem como propósito apresentar como o contexto que ficou conhecido como détente, marcado pela aproximação entre Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) no início dos anos 1970, legitimou o desenvolvimento de novas abordagens sobre a teoria das Relações Internacionais e seus debates paradigmáticos internos. As três correntes que serão abordadas neste trabalho são as do neoliberalismo, que ganhou um novo espaço naquele momento histórico, o marxismo – como uma abordagem que vem da periferia literária para contribuir com novos olhares sobre a disciplina – e o já conhecido neorrealismo. O objetivo deste trabalho é criar novos caminhos para que se pensem os arranjos que se desenrolaram historicamente no que se refere às discussões inter-paradigmáticas que giram em torno das Relações Internacionais. Ao fazer um percurso que se inicia na década de 1970 e percorre os anos até a queda da URSS, as correntes aqui apresentadas se revelam não simplesmente como um conjunto de teorias científicas, mas sobretudo visões de mundo que buscavam explicar os acontecimentos – dos mais simples aos mais inesperados e, por isso, complexos – que vinham sendo acompanhados com perplexidade pela comunidade internacional, e do qual inevitavelmente nós fazemos parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Guedes da Silva Ricardo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisador em educação e migração internacional no grupo de pesquisa “Procesos socioculturales e históricos de México” pela Universidad de Guadalajara. É pesquisador associado ao grupo de pesquisa “Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade: Agendas Emergentes na Escola e na Universidade” pela UNIRIO. 

Referências

CHANG, Ha-Joon. Chutando a Escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. Tradução: Luiz Antônio Oliveira de Araújo. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. Tradução de João Abel. Lisboa: Editorial Avante, 1974.

KEOHANE, Robert Owen; NYE JR, Joseph Samuel. Power and Independence: World Politics in Transition. 3 ed. Boston: Little-Brown, 1989.

KUHN, Thomas Samuel. A Estrutura das Revoluções Científicas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

LAKATOS, Imre. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza, 1989.

LENIN, Vladimir. L’impérialisme, stade suprême du capitalisme. Paris/Moscou: Sociales/du Progrès, 1975.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. In: COGGIOLA, Osvaldo. (org.). Manifesto do partido comunista – Karl Marx e Friedrich Engels. São Paulo: Boitempo, 1998.

MORAVCSIK, Andrew Maitland. Taking preferences seriously: a liberal theory of international politics. International Organization, v. 51, n. 4, p. 513-553, 1997.

OLIVEIRA, Giuliano Contento de; MAIA, Geraldo; MARIANO, Jefferson. O sistema de Bretton Woods e a dinâmica do sistema monetário internacional contemporâneo. Pesquisa e Debate. São Paulo, v. 19, n. 2 (34), p. 195-219, 2008.

OSORIO, Jaime. Fundamentos da superexploração. In: NIEMEYER, Almeida Filho. Desenvolvimento e dependência – cátedra Ruy Mauro Marini. Brasília: Ipea, 2013.

POPPER, Karl Raimund. Conjecturas e Refutações (O Progresso do Conhecimento Científico). Brasília: Editora da UnB, 1980.

PRADO, Luiz Carlos Delorme; TORRACA, Julia Ferreira; SILVA, Julio Castro Alves de Lima e. Um novo olhar sobre um Antigo Debate: A tese de Prebisch-Singer é, ainda, válida?. IE-UFRJ Discussion Paper. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/images/pesquisa/publicacoes/discussao/2014/TD-IE-003-2014.pdf. Acesso em: 12 de julho de 2018.

RICARDO, Jonathan Guedes da Silva. Relações diplomáticas entre Brasil e México: desvendando ambições e desconfianças entre os dois gigantes da América Latina. Revista de trabalhos acadêmicos – Universo Campos dos Goytacazes, v. 1, p. 1-15, 2018.

WALLERSTEIN, Immanuel Maurice. The Modern World System. New York: Academic Press, 1974.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Guedes da Silva Ricardo, J. (2019). TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E O CONTEXTO DA DÉTENTE NA GUERRA FRIA: NOVAS ABORDAGENS A PARTIR DO NEOLIBERALISMO, MARXISMO E NEORREALISMO. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 5(1). Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/160