PSICOLOGIA HOSPITALAR E O CUIDADO ENQUANTO SER PARA A MORTE: DIÁLOGO ENTRE KUBLER-ROSS E HEIDEGGER

Autores

  • Pablo Raphael Ribeiro Dias Centro Universitário Estácio do Recife
  • Vanessa Souza Eletherio de Oliveira Centro Universitário Estácio do Recife

Resumo

Esse trabalho visa mostrar em que medida a fenomenologia de Martin Heidegger e a teoria sobre a morte e o morrer proposta por Kubler-Ross podem se relacionar sobre o cuidado enquanto ser para a morte. Para realizar tal tarefa, os objetivos são: i) identificar o modo como Kubler-Ross compreende o cuidado diante da morte; ii) descrever a compreensão Heideggeriana sobre o cuidado; iii) apontar como a fenomenologia proposta por Heidegger pode contribuir sobre o fenômeno do cuidado na perspectiva teórica sobre a morte e o morrer. A trajetória metodológica percorrida procurou proporcionar uma reflexão teórica acerca do cuidado, buscando o encadeamento de um argumento acerca do tema proposto. Na teoria sobre a morte e o morrer, o cuidado é representado com mecanismos de defesa dos quais sujeitos ao se deparar com a finitude no ambiente hospitalar, utilizam como forma de encarar o processo de morrer. Por outro lado, a tese heideggeriana é que sendo, somos sempre para a morte, tendo como fenômeno originário da existência o cuidado. Não se trata de, ao se encontrar diante da morte cuidar-se; sim de ter o cuidado como fundamento existencial. Isso pressupõe que fugir ou negar diálogos sobre a morte no dia-a-dia são modos que ressoam o fenômeno existencial originário. Com isso, tornar-se-á visível que os mecanismos propostos por Kubler-Ross podem ter seu fundamento no cuidado originário. O trabalho fenomenológico aqui tratou de proporcionar ao psicólogo hospitalar, uma “espécie de limpeza de terreno” em que cada psicólogo/pesquisador tendo essa abertura no campo compreensivo, pode decidir se segue a proposta teórica por Kubler-Ross, ou se busca uma nova análise acerca dos conceitos fundamentais dessa teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Raphael Ribeiro Dias, Centro Universitário Estácio do Recife

Departamento de Psicologia. Grandes Áreas: Psicologia Hospitalar/ Psicologia Clínica.

Vanessa Souza Eletherio de Oliveira, Centro Universitário Estácio do Recife

Departamento de Psicologia. Grandes Áreas: Psicologia Hospitalar/ Psicologia Clínica.

Referências

ABDALA, Amir. A Morte em Heidegger. 1°ed. Jundiaí: Paco Editorial,2017.

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto. O Psicólogo no Hospital. In. V.A Angerami- camon (org). Psicologia Hospitalar: Teoria e prática. 2° ed. São Paulo: Cengage Learning. pp 01-14, 2010.

CASTRO-ARANTES, Juliana Castro-Arantes, Juliana, os feitos não morrem: psicanálise e cuidados ao fim da vida. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de Janeiro, dez.2016. Dísponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=376547462013>. Acesso em: 20 de mar. 2019.

ELIAS, Nobert. A solidão dos moribundos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2001.

FOUCAUT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Tradução: Márcio Alves da Fonseca e Salma Thannus Muchail. 2° ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda,2006.

GORNER, Paul. Ser e Tempo: Uma chave de Leitura. Tradução: Marcos Antônio Casanova.1°ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução: Marcia Sá Cavalcanti Schuback. 10°ed. Petrópolis: Editora Vozes,2015.

______. Seminários de Zollikon. Tradução: Gabriella Arnhold e Maria de Fátima de Almeida Prado. 3° ed. São Paulo: Editora Escuta Eireli-ME,2017.

KAHLMEYER-MERTENS, Roberto S. 10 Lições Sobre Heidegger. 1° ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

KUBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a morte e o morrer. Tradução: Paulo Menezes. 7°ed. São Paulo: Martins Fontes editora Ltda, 1996.

______. Viver até dizer adeus. Tradução: Henrique Amat Rêgo Monteiro. 1°ed. São Paulo: Editora Pensamentos,2005.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: Teoria Método e prática.21°ed. Petrópolis: Editora Vozes,2015.

NUNES, Benedito. Heidegger & Ser e Tempo: Filosofia Passo a Passo. 1° ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

ROCHA, Zeferino. A Ontologia Heideggeriana do Cuidado e Suas Ressonâncias clínicas. Síntese- Rev. De Filosofia, Belo Horizonte, v.38, n° 120, p. 71-89, Jan. 2011.

SIMONETTI. Alfredo. Manual da Psicologia Hospitalar: O Mapa da Doença. 2°ed. São Paulo: Casa do Psicólogo,2004.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Ribeiro Dias, P. R., & Eletherio de Oliveira, V. S. (2019). PSICOLOGIA HOSPITALAR E O CUIDADO ENQUANTO SER PARA A MORTE: DIÁLOGO ENTRE KUBLER-ROSS E HEIDEGGER. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 5(1). Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/224