RELATIVISMO CULTURAL E UNIVERSALISMO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Autores

Resumo

O debate entre Relativismo Cultural e Universalismo ocorre desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Esse debate ganhou força no período posterior a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A ideia de universalização dos direitos entra diretamente em conflito com a preservação da identidade cultural de cada povo. Essa universalização não leva em conta que a formação cultural de uma sociedade é diferente de outra. Isso implica no fato de que o entendimento sobre os direitos pode variar de cultura para cultura. O ponto de vista universalista defende que independentemente da cultura somos todos humanos, por tanto detentores dos mesmos direitos. Por fim, esse debate consiste entre uma discussão sobre a proteção da identidade de um povo contra a ideia de universalização dos direitos humanos. Ao final do artigo será levantada a questão cultural nas relações internacionais e como essa perspectiva enxerga a mudança no sistema internacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laio da Gama Orellana, Centro Universitário Estácio do Recife

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Estácio do Recife

Deijenane Gomes Dos Santos, Centro Universitário Estácio do Recife

Professora do curso de Relações Internacionais da Estácio de Sá, Mestre em Ciência Política pela UFPE, bacharel em comunicação social-habilitação em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e tradutora.

Referências

Assembleia Geral das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948.

Assembleia Nacional Constituinte Francesa. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. 1789.

Ata Da Conferência De Berlim. 1884.

BOBBIO, Noberto. A Era Dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRAGANÇA, Lucio Roca. A dignidade da pessoa humana na constituição de 1988. 2011. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/20398/a-dignidade-da-pessoa-humana-na-constituicao-de-1988/3> Acesso em 26 de junho de 2019.

CASTRO, Márcia Marques Marinho. Cultura, Identidade e o debate entre Relativismo Cultural x Direitos Humanos nas relações internacionais: perspectivas dialógicas após a conferência de Viena de 1993. Revista Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, v.1, n.2, ago-dez/2012.

COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

Congresso dos Estados Unidos. Declaração De Independência dos Estados Unidos. 1776.

DUPAS, Gilberto. Ideias e cultura nas relações internacionais. In: TOLENTINO, Célia Ap.; POSSAS, Lídia M. Vianna; CORREIA, Rodrigo Alvez. (Orgs.) Idéias e Cultura Nas Relações Internacionais. Marília: Oficina Universitária, 2007.

FERNANDES, Elísio Júlio. A Mutilação Genital Feminina-MGF na Guiné-Bissau como uma prática que viola os direitos humanos. Monografia do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Instituto de Humanidade e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira – UNILAB. Redenção, 2016.

JESUS, Marcus Mendonça Gonçalves de; Pereira, Erick Wilson. Infanticídio indígena no Brasil: o conflito entre o direito à vida e à liberdade cultural e religiosa dos povos. Revista Pensar, Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 353-380, jan./abr. 2017.

NOGUEIRA, João Pontes; MESSARI, Nizar. Teoria Das Relações Internacionais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

SANTOS, Natália de França. O infanticídio indígena no brasil: o universalismo dos direitos humanos em face do relativismo cultural. Derecho Y Cambio. Peru, Ano 8, Nº. 25, 2011.

SILVA, Marília Ferreira da; PEREIRA, Erick Wilson. Universalismo x Relativismo: Um entrave cultural ao projeto de humanização social, 2013. Trabalho apresentado no Congresso Direito Internacional dos Direitos Humanos I. Florianópolis: FUNJAB, 2013. Pag. 495-516.

STUART, Ana Maria. O papel dos valores e das idéias nas Relações Internacionais: a contribuição do enfoque construtivista. In: TOLENTINO, Célia Ap.; POSSAS, Lídia M. Vianna; CORREIA, Rodrigo Alvez. (Orgs.) Idéias e Cultura Nas Relações Internacionais. Marília: Oficina Universitária, 2007.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Orellana, L. da G., & Dos Santos, D. G. (2019). RELATIVISMO CULTURAL E UNIVERSALISMO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 5(1). Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/234