A CRISE DO PETRÓLEO NA DINAMARCA: OPORTUNIDADES E LEGADOS

Autores

  • Ana Paula Barbosa de Almeida Estácio Recife
  • Deywisson Ronaldo Oliveira de Souza Centro Universitário Estácio do Recife

Resumo

Esse artigo analisou por meio de uma pesquisa qualitativa e técnica bibliográfica documental, que se utilizou de livros, artigos e fontes diversas da internet, as características gerais da Crise mundial do Petróleo de 1970 e especificamente as consequências sofridas pela Dinamarca e suas respostas à crise. Abordou-se o contexto geopolítico com os principais motivos dessa crise e como a Dinamarca a usou de ferramenta e de oportunidade para investir em fontes limpas e alternativas de energia sob a perspectiva da Interdependência Complexa e deixou de ser exclusivamente dependente do mineral.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Barbosa de Almeida, Estácio Recife

Graduanda em Relações INternacionais

Deywisson Ronaldo Oliveira de Souza, Centro Universitário Estácio do Recife

Doutorando, Mestre e Bacharel em Ciência Política/Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Coordenador e Professor do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Estácio do Recife-Estácio Recife. Pesquisador integrante do Projeto Pró-Defesa (CAPES/Ministério da Defesa) "Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa: Cibernética e Defesa Nacional". Pesquisador do Núcleo de Estudos Americanos-NEA/UFPE e dos grupos de pesquisa do CNPq "O Brasil e as Américas" e "Estudos de Defesa e Análises Internacionais" (GEDAI). Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Teve pesquisa de mestrado cintegrada ao Programa Pró-Estratégia de incentivo a estudos em assustos estratégicos e de interesse nacional (Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE)/Presidência da República/CAPES). Foi professor substituto do Departamento de Ciência Política da UFPE (2016-2018). Participou de diversos Projetos de Pesquisa de editais CAPES e CNPq. Possui experiência docente e de pesquisa em Ciência Política, Teoria Política, Relações Internacionais, Defesa e Segurança Internacional, Metodologia Científica, Política Comparada e Sociologia. Tem trabalhos publicados nas áreas de política externa, estudos de defesa, segurança internacional e metodologia. É editor e avaliador da Revista Eletronica da Estácio Recife. 

Referências

A ANEXAÇÃO de territórios sírios e egípcios por Israel durante a Guerra dos Seis Dias. Disponível em <https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/guerra-do-yom-kippur-e-a-crise-do-petroleo.htm>. Acesso em 24 de jun. 2019.

FREIRE, A. O Neoliberalismo e A Teoria Da Interdependência Complexa. Brasil, 2012.

FURTADO, A. Crise Energética e Trajetórias de Desenvolvimento Tecnológico. Paper, Rio de Janeiro, 2003.

MALEWITZ, Jim. 1 energy crisis, 2 futures: How Denmark and Texas answered a challenge. The Texas Tribune, Texas, 21 de nov. de 2016. Disponível em: <https://www.texastribune.org/2016/11/21/denmark-texas-climate/>. Acesso em 11 de jun. de 2019.

NUNES, A.F. O CHOQUE DO PETRÓLEO de 1973: Estados Unidos, OPAEP e a Segurança Energética. Rio de Janeiro, 2016.

ONCE we were brutal Vikings. Now we are one of the world's most peaceful societies. Welcome to Denmark. Site oficial da Dinamarca. Disponível em: <https://denmark.dk/>. Acesso em 11 de jun. de 2019.

PIMENTEL, F. Evolução e Declínio da Era do Petróleo. O Fim da Era do Petróleo e a Mudança do Paradigma Energético Mundial: Perspectivas e Desafios para a Atuação Diplomática Brasileira. Brasília, 2011.

PIONEERS IN CLEAN ENERGY. Disponível em <https://denmark.dk/innovation-and-design/clean-energy>. Acesso em 11 de jun. de 2019.

RAHAMAN, M. S.; YEAZDANI,M. R.; MAHAMUD, R. The Untold History of Neocolonialism in Africa (1960-2011). History Research. Vol. 5, No. 1, 2017.

RESÍDUOS agrícolas viram aquecimento na Dinamarca. Plurale em site, Brasil, 20 de jan. de 2010. Disponível em: <https://www.plurale.com.br/site/noticiasdetalhes. php?cod=7477&codSecao=1>. Acesso em 11 de jun. de 2019.

RODRIGUES, N. Teoria da Interdependência: os conceitos de sensibilidade e vulnerabilidade nas Organizações Internacionais. Brasil, 2014.

ROSS, M. L. A Maldição do Petróleo. Como a riqueza petrolífera molda o desenvolvimento das nações. Princeton University, 2012.

RÜDIER, M. The 1973 Oil Crisis and the Designing of a Danish Energy Policy. Historical Social Research / Historische Sozialforschung, Vol. 39, No. 4 (150), Special Issue : The Energy Crises of the 1970s: Anticipations and Reactions in the Industrialized World, 2014.

WISTOFL, B.; JUTTE Thorndahl; FLEMMING Petersen. Elektricitetens Aarhundrede. [The Century of Elictricity], Dansk Elforsynings historié bind 2 1940-1991. 1992.

.

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

Almeida, A. P. B. de, & Souza, D. R. O. de. (2019). A CRISE DO PETRÓLEO NA DINAMARCA: OPORTUNIDADES E LEGADOS. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 5(1). Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/256