ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLEMANTAÇÃO DO FEMEA NO CRAVAMENTO DA RODA POSTERIOR EM UMA MONTADORA AUTOMOTIVA
Resumo
O artigo consiste em estudar a aplicação da ferramenta FEMEA, assim mostrando os modos de falha e seus maiores riscos, mantendo a condição de base e a plena produção. A metodologia foi aplicada através de uma ferramenta de grande relevância utilizada na engenharia de manutenção. Esse método é conhecido como Análise de Modo de Falhas e Efeitos ou FMEA, vindo do inglês Lailure mode and effects analysis e tem uma grande contribuição aos gestores na tomada de decisão. Com a utilização desta fantástica ferramenta é traçado um caminho, visando a análise e do modo assim garantindo uma maior confiabilidade do equipamento. O estudo visa conhecer e priorizar as causas através da aplicação da ferramenta com a integração ao pilar de PM (Manutenção Profissional). Durante o estudo foi proposto melhorias nos procedimentos das preventivas, com o sentido de aumentar a confiabilidade do equipamento. A utilização desse conceito é o caminho deste artigo, visando também aumentar confiabilidade desse equipamento, por meio de coleta de dados e formando planilhas que possam mensurar a frequência de um desvio no processo de manufatura. No entanto, a carga de esforço executada no momento do torque é 160 Newton, levamos em consideração o período de trabalho da ferramenta, quantas vezes é executado e o material da mesma. Com a aplicação do FMEA este estudo mostra e prova o quanto o método é eficiente na gestão de manutenção podendo ser replicado para inúmeros equipamentos.
Palavras chaves: Método FEMEA, Torque, Confiabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REER, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
O conteúdo, bem como as opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.