ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLEMANTAÇÃO DO FEMEA NO CRAVAMENTO DA RODA POSTERIOR EM UMA MONTADORA AUTOMOTIVA

Autores

  • Rivaldo José de Oliveira Júnior
  • Adalberto Nunes de Siqueira

Resumo

O artigo consiste em estudar a aplicação da ferramenta FEMEA, assim mostrando os modos de falha e seus maiores riscos, mantendo a condição de base e a plena produção. A metodologia foi aplicada através de uma ferramenta de grande relevância utilizada na engenharia de manutenção. Esse método é conhecido como Análise de Modo de Falhas e Efeitos ou FMEA, vindo do inglês Lailure mode and effects analysis e tem uma grande contribuição aos gestores na tomada de decisão. Com a utilização desta fantástica ferramenta é traçado um caminho, visando a análise e do modo assim garantindo uma maior confiabilidade do equipamento. O estudo visa conhecer e priorizar as causas através da aplicação da ferramenta com a integração ao pilar de PM (Manutenção Profissional). Durante o estudo foi proposto melhorias nos procedimentos das preventivas, com o sentido de aumentar a confiabilidade do equipamento. A utilização desse conceito é o caminho deste artigo, visando também aumentar confiabilidade desse equipamento, por meio de coleta de dados e formando planilhas que possam mensurar a frequência de um desvio no processo de manufatura. No entanto, a carga de esforço executada no momento do torque é 160 Newton, levamos em consideração o período de trabalho da ferramenta, quantas vezes é executado e o material da mesma. Com a aplicação do FMEA este estudo mostra e prova o quanto o método é eficiente na gestão de manutenção podendo ser replicado para inúmeros equipamentos.

 

Palavras chaves: Método FEMEA, Torque, Confiabilidade.

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Publicado

2020-03-04

Como Citar

de Oliveira Júnior, R. J., & Nunes de Siqueira, A. (2020). ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLEMANTAÇÃO DO FEMEA NO CRAVAMENTO DA RODA POSTERIOR EM UMA MONTADORA AUTOMOTIVA. Revista Eletrônica Da Estácio Recife. Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/309