POTENCIAL DE IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS SUSTENTÁVEIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE-PE

Autores

  • Alexandre Guedes Cordoville Filho
  • João Victor Falcão Xavier
  • Micaella Moura

Resumo

Sabendo-se da necessidade de implementação de medidas sustentáveis em escolas da rede pública de ensino, o presente trabalho desenvolveu uma pesquisa para implementar medidas visando a sustentabilidade dos recursos utilizados em uma escola técnica estadual do Recife-PE. Para tal, foram feitas coletas de dados por meio do corpo técnico de funcionários e da visita em loco. Logo após averiguar a situação atual do edifício, foi desenvolvido um estudo em relação às melhores medidas e às melhores formas de implementá-las com baixo custo e com um bom retorno do dinheiro investido. Por conseguinte, foi decidido a implementação de arejadores nas pias dos banheiros, trocas das válvulas acionáveis por um sistema de caixa acoplada com duplo acionamento, troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED e a reciclagem correta do lixo em um posto de coleta. Após tal experimento, concluiu-se que é possível implementar tais medidas sustentáveis na escola em questão, pois teriam um baixo custo inicial, bem como um retorno significante na questão de economia dos recursos naturais. Destaca-se ainda a melhor utilização de tais recursos, promovendo uma conscientização dos estudantes e funcionários do local, sendo capaz de expandir a sustentabilidade para os seus próprios lares e conscientizar os familiares e conhecidos.

 

Palavras-chave: edifícios sustentáveis, conscientização.

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Publicado

2020-03-04

Como Citar

Guedes Cordoville Filho, A., Falcão Xavier, J. V., & Moura, M. (2020). POTENCIAL DE IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS SUSTENTÁVEIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE-PE. Revista Eletrônica Da Estácio Recife. Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/310