O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Jennyfer Pereira Gonçalves de Assis
  • Viviane Victoria de Castro Alves

Resumo

RESUMO: O TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou Autismo como também pode ser chamado, se refere a um transtorno que causa impactos significativos no desenvolvimento da criança, e se caracteriza por padrões de comportamentos repetitivos e esteriotipados, déficits na intereção social e na forma de se comunicar. Diante disso, o presente artigo buscou elucidar a problemática que envolve o desenvolvimento educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando a importância do papel do profissional psicólogo dentro do ambiente escolar. Sendo assim, tem como objetivo geral: analisar a importância do psicólogo escolar, frente as possíveis dificuldades encontradas em escolas regulares para a promoção do desenvolvimento educacional de crianças com TEA, tendo como objetivos específicos: Identificar as possíveis dificuldades do ambiente escolar no processo educacional de crianças com TEA; analisar o papel do psicólogo escolar na mediação do desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com TEA; discutir as estratégias de intervenção que o psicólogo escolar utiliza para que a criança com TEA se desenvolva no âmbito educacional. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, pretendeu-se, neste artigo, abordar como o psicólogo escolar pode auxiliar no desenvolvimento, autonomia e aprendizagem de crianças com TEA, facilitando a sua adaptação em diferentes contextos. Por fim, constatou-se que existe um déficit de psicólogas (o) no ambiente escolar, o que proporciona a não assistência adequada de crianças com TEA e a importância deste profissional para que ocorra um processo de mediação eficaz para o desenvolvimento de habilidades sociais, além de autonomia e aprendizagem.

Palavras-chave: autismo; psicologia escolar; desenvolvimento educacional; estratégias de intervenção; crianças com tea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-09

Como Citar

de Assis, J. P. G., & Alves, V. V. de C. (2022). O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 7(2). Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/614

Edição

Seção

Artigos