O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
RESUMO: O TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou Autismo como também pode ser chamado, se refere a um transtorno que causa impactos significativos no desenvolvimento da criança, e se caracteriza por padrões de comportamentos repetitivos e esteriotipados, déficits na intereção social e na forma de se comunicar. Diante disso, o presente artigo buscou elucidar a problemática que envolve o desenvolvimento educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando a importância do papel do profissional psicólogo dentro do ambiente escolar. Sendo assim, tem como objetivo geral: analisar a importância do psicólogo escolar, frente as possíveis dificuldades encontradas em escolas regulares para a promoção do desenvolvimento educacional de crianças com TEA, tendo como objetivos específicos: Identificar as possíveis dificuldades do ambiente escolar no processo educacional de crianças com TEA; analisar o papel do psicólogo escolar na mediação do desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com TEA; discutir as estratégias de intervenção que o psicólogo escolar utiliza para que a criança com TEA se desenvolva no âmbito educacional. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, pretendeu-se, neste artigo, abordar como o psicólogo escolar pode auxiliar no desenvolvimento, autonomia e aprendizagem de crianças com TEA, facilitando a sua adaptação em diferentes contextos. Por fim, constatou-se que existe um déficit de psicólogas (o) no ambiente escolar, o que proporciona a não assistência adequada de crianças com TEA e a importância deste profissional para que ocorra um processo de mediação eficaz para o desenvolvimento de habilidades sociais, além de autonomia e aprendizagem.
Palavras-chave: autismo; psicologia escolar; desenvolvimento educacional; estratégias de intervenção; crianças com tea.
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