A CONSERVAÇÃO, RESTAURO E REABILITAÇÃO: PRESERVAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Palavras-chave:
reabilitação; reutilização; sustentabilidade.Resumo
A Abordagem dos conceitos de sustentabilidade na reabilitação e conservação de edifícios de valor histórico, que também podem e devem ser contemplados ao se propor intervenções e mudanças, tanto nos usos como nos materiais empregados, foi o assunto abordado na UC, do professor Antônio Lobato. O olhar e os estudos apresentados ao longo da Unidade Curricular, foram o motivador para escrever esse artigo e destacar o que, ficou como lição relevante que poderão ser replicados, não apenas na atuação das práticas profissionais, mas, principalmente levar esse conhecimento mais aprofundado para a academia enquanto docente.
Pensar em sustentabilidade como um processo e como energia contida e mensurada durante toda cadeia produtiva, desde a extração da matéria prima até a manufatura e sua longevidade é se debruçar sobre, como as práticas adotadas nos processos de mudanças ao longo do tempo, devem buscar minimizar cada vez mais os impactos ambientais, social e econômico, visando preservar a pátina do tempo contidas nas edificações e nas cidades, contribuindo para uma maior permanência das referências históricas ali existentes, como também preservando toda energia nelas contida.
A necessidade de reabilitação de edifícios e das áreas urbanas de valor histórico, adaptação, reutilização é discutida com referência e enfoque, que nem sempre, considera a sustentabilidade como ponto relevante. Esse estudo, demonstra que, há questões, éticas, históricas, econômicas e social, que deverão ser contempladas nas propostas de intervenções dos edifícios históricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REER, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
O conteúdo, bem como as opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.