Teoria e Prática: Dificuldades Enfrentadas pelos Futuros Professores no Campo de Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Pedagogia

Autores

  • Girleide Oliveira de Lima Faculdade Estácio Recife – FIR
  • Milka Vasconcelos Martir do Espírito Santo Faculdade Estácio Recife – FIR
  • Maurício Ademir Saraiva de Matos Filho Faculdade Estácio Recife – FIR
  • Cristiano Diego Pereira da Silva Faculdade Estácio Recife – FIR

Resumo

O campo do conhecimento de Estágio Curricular Supervisionado é visto como fator relevante na ação educativa e no desenvolvimento dos saberes docentes indissociáveis da prática pedagógica. Desse modo, esse Estágio se concretiza no âmbito da teoria-prática como um paradigma inerente ao futuro profissional docente e se dá nas práxis. Entretanto, vem sendo frustrado por dificuldades no campo do Estágio Supervisionado. Nessa perspectiva, esse artigo objetivou identificar as dificuldades enfrentadas pelos futuros docentes do Curso de Pedagogia, durante o Estágio Curricular Supervisionado, no que diz respeito à relação teoria/prática pedagógica e seus enfretamentos nas ações diárias de um professor. Para isso, a presente pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa. Assim, em primeira instância, foi feito um levantamento bibliográfico do tema que serviu de objeto de estudo para nossa pesquisa. De posse dessas informações, foram visitadas duas faculdades privadas na cidade do Recife nas quais foram usados instrumentos metodológicos como o questionário para coletas de dados com 36 futuros professores. O questionário com perguntas objetivas resultou no levantamento de indagações acerca das dificuldades encontradas durante o estágio; à receptividade da comunidade escolar; à associação entre a teoria acadêmica e prática de sala de aula; ao reconhecimento e valorização do papel do futuro professor e à suficiência da carga horária do estágio curricular. Analisando qualitativamente as experiências das práticas diárias enquanto saberes que constroem. Acredita-se que, a partir da análise desses dados, será possível responder às questões apresentadas na problemática deste trabalho que demonstrou e confirmou que, no âmbito da formação acadêmica docente, o Estágio Curricular Supervisionado é reconhecido como um dos momentos de construção da identidade e autonomia na teoria/prática do futuro professor como mediador de conhecimentos eficazes. No entanto, havendo ainda questões a serem esclarecidas a respeito da prática no campo de Estágio Curricular Supervisionado.

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Publicado

2017-03-05

Como Citar

de Lima, G. O., do Espírito Santo, M. V. M., de Matos Filho, M. A. S., & da Silva, C. D. P. (2017). Teoria e Prática: Dificuldades Enfrentadas pelos Futuros Professores no Campo de Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Pedagogia. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 2(2). Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/85

Edição

Seção

Artigos