FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: AVALIAÇÃO EM FOCO

Autores

  • Tamara Menezes Soriano de Souza de Santa Faculdade Estácio Recife – (FIR)
  • Maurício A. Saraiva de Matos Filho Faculdade Estácio Recife – (FIR)
  • Ivaldir Honório de Farias Junior Faculdade Estácio Recife - FIR
  • Luiz José Rodrigues de Oliveira Faculdade Estácio Recife - FIR

Resumo

Avaliação por ser um processo natural com o intuito de trazer modificações ao aprendiz tem papel bem mais significativo do que de servir para medir o conhecimento. Nos cursos de licenciaturas a aprendizagem da concepção de avaliação é muito importante para formação do professor. A prática da sala de aula tem mostrado as dificuldades dos docentes em realizar os processos de avaliação. Essa pesquisa tem por objetivo compreender como o ensino das diferentes teorias sobre avaliação são elementos primordiais na formação de professores, e como podemos perceber o ensino dessas diferentes abordagens a partir da analise das estruturas curriculares do curso de Licenciatura em Biologia. Partindo do pressuposto que a avaliação é vista como ferramenta de prática pedagógica e muito pouco como área do saber dentro do curso apesar de sua grande importância.  Para tanto, em fevereiro de 2016 foi realizado uma pesquisa bibliográfica a respeito do conceito de avaliação, suas funções, a avaliação como parte do processo de ensino e aprendizagem e uma pesquisa documental da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Biologia da UFRPE e UFPE com o intuito de encontrar a disciplina que abordasse Avaliação da Aprendizagem. A partir da análise dos documentos foi constatado que não se tem uma disciplina que trate de forma exclusiva da avaliação da aprendizagem na UFRPE, a Avaliação é vista em uma disciplina juntamente com outras práticas pedagógicas. Já na UFPE foi encontrada uma disciplina que discute a Avaliação. Desta forma concluiu-se que existem lacunas na aprendizagem da Avaliação na UFRPE enquanto área de saber, e por isso, é preciso uma reflexão a respeito da organização da grade curricular para que a Avaliação da Aprendizagem tenha um destaque condizente com sua importância e de estudos mais aprofundados para entender o impacto causado nos futuros docentes por causa dessa lacuna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-05

Como Citar

de Santa, T. M. S. de S., de Matos Filho, M. A. S., de Farias Junior, I. H., & de Oliveira, L. J. R. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: AVALIAÇÃO EM FOCO. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 2(2). Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/86

Edição

Seção

Artigos