MÃOS QUE SALVAM PULMÕES
A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO MANEJO INTENSIVO DA COVID-19 E A EVOLUÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS (2020–2025)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.23270626Palavras-chave:
COVID-19, Enfermagem em Terapia Intensiva, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Epidemiologia, VacinaçãoResumo
As infecções respiratórias virais representam um desafio complexo para a saúde pública devido ao potencial de evolução para a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA). O objetivo deste estudo foi descrever a assistência de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no contexto da COVID-19, analisando o declínio progressivo dos casos e óbitos no Brasil entre 2020 e 2025, o impacto da vacinação e a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, quantitativo, fundamentado em dados secundários do DATASUS e na literatura científica sobre enfermagem intensivista. Os resultados indicam a transição de um cenário crítico de alta letalidade hospitalar (2020–2021) para uma inflexão negativa sustentada (2022–2023) e posterior estabilização em patamares mínimos (2024–2025). Esse comportamento decrescente correlaciona-se com o avanço da imunização em massa e com a adesão a medidas profiláticas, como a higienização das mãos. Na UTI, a SAE mostrou-se indispensável para a condução do suporte ventilatório, execução do protocolo de pronação e prevenção de infecções e agravos associados à internação. Conclui-se que a atuação da enfermagem, aliada às estratégias de saúde pública, foi determinante para conter a mortalidade e reorganizar a assistência frente às infecções respiratórias graves.
Downloads
Referências
BARRETO, M. V. et al. Cuidados de enfermagem ao paciente com SDRA por COVID-19 em ventilação mecânica invasiva. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 2, e20210135, 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Integrada da COVID-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios de Importância em Saúde Pública. Brasília: Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/2024/guia-vigilancia-integrada-da-covid-19-influenza-e-outros-virus-respiratorios-de-importancia-em-saude-publica. Acesso em: 16 jun. 2026.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Guia de Orientações para Profissionais de Saúde: Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Brasília: Ministério da Saúde, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/2025/guia-de-orientacoes-para-profissionais-de-saude-srag.pdf. Acesso em: 16 jun. 2026.
BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Painel de Monitoramento de Casos e Óbitos por COVID-19 (2020-2025). Brasília: Ministério da Saúde, 2026. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/. Acesso em: 17 jun. 2026.
CARSTENS, H. P. Aspectos gerais dos mecanismos fisiopatológicos, imunológicos e manifestações sistêmicas da COVID-19. Epitaya E-books, [S. l.], v. 1, n. 44, p. 67-76, 2023. DOI: 10.47879/ed.ep.2023878p67. Disponível em: https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/815. Acesso em: 16 jun. 2026.
MENDES, F. C. et al. A "Hora de Ouro" na insuficiência respiratória por SARS-CoV-2: protocolos de intervenção rápida da enfermagem intensivista. Critical Care Science, v. 35, n. 1, p. 45-53, 2023.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Diretrizes para a prevenção e controle de infecções respiratórias no ambiente hospitalar: o impacto da higienização das mãos na era pós-COVID-19. Brasília: OPAS, 2024.
SANTOS, L. M.; OLIVEIRA, T. R. Evolução temporal da mortalidade por COVID-19 no Brasil e o impacto da cobertura vacinal em massa: análise epidemiológica. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 27, e240012, 2024.
SILVA, C. M. V. da et al. Cuidados de enfermagem a pacientes com COVID-19 em Unidade de Terapia Intensiva: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 12, n. 8, p. e11912842907, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42907. Acesso em: 16 jun. 2026.
SILVA, R. A. et al. Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no manejo da tempestade de citocinas e pronação de pacientes graves com COVID-19. Enfermagem em Foco, v. 14, n. esp., p. 88-95, 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REER, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
O conteúdo, bem como as opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.