QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTO SOBRE ASMA NA INFÂNCIA: APLICAÇÃO E VALIDAÇÃO
Abstract
Elaborar e validar um questionário de conhecimento sobre asma na infância para os cuidadores das crianças afetadas pela patologia. Métodos: Estudo do tipo metodológico com participação de 30 cuidadores de crianças asmáticas, selecionados de acordo com as marcações das consultas de abril a junho de 2014 e 06 profissionais de saúde peritos na área do estudo. Para coleta de dados utilizou-se um questionário autoaplicável com 20 questões, elaborado pelos próprios pesquisadores. Os cuidadores além de terem respondido ao questionário, responderam também um instrumento para validação de aparência do questionário e os profissionais peritos na área, preencheram o mesmo instrumento de validação só que específico para o conteúdo do questionário. Para análise dos resultados, aplicou-se os métodos estatísticos do índice de Validade de Conteúdo (IVC), o alfa de Cronbach e ainda foi calculado o percentual de acertos e erros das respostas dos cuidadores ao questionário de conhecimento. Resultados: Na validação dos cuidadores, dos 20 itens avaliados, 8 apresentaram IVC maior ou igual a 0,80 (40%) e na validação pelos profissionais de saúde, 13 apresentaram IVC maior ou igual a 0,80 (65%). Acerca do questionário pelos cuidadores, 93,3% obtiveram um índice de médio a alto de acertos. O valor de Alfa de Cronbach para a avaliação dos cuidadores foi igual a 0,887 e para os juízes, 0,76. Conclusão: O questionário avaliado nessa pesquisa mostrou-se consistente e satisfatório, atingindo o objetivo proposto, como também, conseguimos inferir que o questionário pode ser uma ferramenta para auxilio ao profissional de saúde no acompanhamento a esse público.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REER, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
O conteúdo, bem como as opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.