FEMINISMO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS, ENTRE 2003-2014
Abstract
Nos anos 80, o Brasil se transformou politicamente devido a redemocratização do país. Desde então, o movimento feminista galgou novos espaços. Um dos ganhos foi a eleição de mulheres em Assembleias Legislativas e na Constituição Federal de 1988. Na década de 90, documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais, legitimaram a necessidade de se trabalhar questões de gênero, em todos os níveis de ensino. Em 2003, criou-se a Secretária de Política para Mulheres. A pesquisa teve como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre práticas docentes quanto as questões de gênero no ensino fundamental no período de 2003 a 2014. O material selecionado para pesquisa, são teses e dissertações do banco CAPES/BDTD, cujo monte é, políticas educacionais, questões de gênero no trabalho docente e do ensino fundamental. A identificação das produções acadêmicas, dar-se-á pela leitura exploratória e pesquisa de natureza quanti-quali, tendo como objetivo verificar em que medida a produção acadêmica consultada interessa à pesquisa. Foram encontrados 151 trabalhos, porém 10 condiziam com o objetivo da pesquisa. Como conclusão, devido à falta de material sobre a temática, a pedagogia do movimento feminista, ainda é atual e necessária. Necessitando de investimento na formação de educadores, incluindo questão de gênero, presente na política educacionalDownloads
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Published
2021-04-06
How to Cite
de Andrade, A. S., Ferreira, B. C., de Lima, L. T. S., dos Santos, R. S. M., & Xavier, A. K. G. (2021). FEMINISMO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS, ENTRE 2003-2014. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 6(3). Retrieved from https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/523
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