MULHERES VÍTIMAS DE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO E A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NA INTERVENÇÃO.

Authors

  • Karolyni Martins Santos
  • Maria Larissa dos Santos Dias
  • Maria das Graças Teles Martins

Abstract

A prática do assédio moral e sexual em relação ao público feminino é considerado um problema sério e complexo, pois estes, estão associados a fatores sociais, culturais e econômicos. Dessa forma, os abusos físicos e morais podem surgir desde a casa da vítima até o ambiente de trabalho. O assédio sexual em si, apresenta características que incluem prejuízos no rendimento profissional e pessoal, além das coerções e submissões que são impostas pelo assediador para a vítima manter o emprego, o que futuramente pode provocar sérios problemas psicológicos nesses indivíduos, já no assédio moral, a conduta dos assediadores resulta em humilhação e traumas psicológicos. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se como metodologia a revisão da literatura com o método de pesquisa bibliográfica. O objetivo foi analisar a prática do assédio moral e sexual em mulheres no ambiente de trabalho, os fatores que causam o surgimento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e como a terapia cognitiva comportamental atua na intervenção. As literaturas exploradas foram livros, dissertações e artigos científicos disponíveis em bases eletrônicas da Scielo, BvSaúde, e PepSci. Os resultados indicam que o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho sempre esteve presente, sendo sua maior prevalência em mulheres, ocorrendo através de comportamentos que visam humilhar, inferiorizar e ferir a integridade. Conclui-se que no ambiente de trabalho o assedio moral e sexual são externados por meio de palavras, gestos ou atitudes que causam humilhação e ameaça, podendo ocasionar medo intenso, reações de ansiedade e TEPT. Compreendeu-se que a eficácia Terapia Cognitivo Comportamental no tratamento do TEPT proporciona ferramentas, estratégias e técnicas que podem auxiliar as mulheres vítimas, a identificar e avaliar seus pensamentos disfuncionais  afim de torná-las mais realistas, promovendo alívio e redução dos sintomas, maior bem estar e segurança.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-09-15

How to Cite

Santos, K. M., Dias, M. L. dos S., & Martins, M. das G. T. (2021). MULHERES VÍTIMAS DE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO E A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NA INTERVENÇÃO. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 7(01). Retrieved from https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/559