COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS E ADAPTAÇÃO ACADÊMICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Résumé
Resumo: A evasão escolar é um problema que assola o Brasil no ensino básico e no ensino superior, afetando significativamente a sociedade. A adaptação acadêmica é um dos desafios ao ingressar no ensino superior, pois além da aprendizagem do curso e da capacidade cognitiva, os estudantes precisam se acomodar ao novo ambiente social, cultural, as normas das instituições e financeiramente. Neste contexto, as competências emocionais surgem como fator que influencia na vida acadêmica e podem ajudar no desenvolvimento da adaptação à universidade. O artigo tem como objetivo verificar as relações entre competências emocionais e a adaptação acadêmica em estudantes universitários, investigando a correlação entre compreensão emocional e adaptação acadêmica. Participaram 226 alunos, que responderam um formulário eletrônico caracterizando o seu perfil acadêmico, Teste de Compreensão de Emoções e ao Questionário de Adaptação ao Ensino Superior. Os resultados indicam que há diferenças quanto ao gênero em aspectos relativos à adaptação acadêmica. O estudo contribui para compreensão das causas e construções subjetivas e sociais da evasão escolar, permitindo que autores que se ocupam desta questão, possam construir mecanismos e políticas mais assertivas para combater esse problema, contribuindo com melhor retorno educacional e profissional no país.
Palavras-chave: compreensão emocional, adaptação, ensino superior.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da REER, devendo após a publicação ser informada a respectiva fonte.
O conteúdo, bem como as opiniões nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.