COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS E ADAPTAÇÃO ACADÊMICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Auteurs-es

  • Fernanda Maria de Lira Correia
  • Álvaro Luiz da Silva Santos
  • Lúcia Talita Santos de Lima
  • Magdala Muniz Silva Janeiro Duran
  • Tuany Lorena Ferreira

Résumé

Resumo: A evasão escolar é um problema que assola o Brasil no ensino básico e no ensino superior, afetando significativamente a sociedade. A adaptação acadêmica é um dos desafios ao ingressar no ensino superior, pois além da aprendizagem do curso e da capacidade cognitiva, os estudantes precisam se acomodar ao novo ambiente social, cultural, as normas das instituições e financeiramente. Neste contexto, as competências emocionais surgem como fator que influencia na vida acadêmica e podem ajudar no desenvolvimento da adaptação à universidade. O artigo tem como objetivo verificar as relações entre competências emocionais e a adaptação acadêmica em estudantes universitários, investigando a correlação entre compreensão emocional e adaptação acadêmica. Participaram 226 alunos, que responderam um formulário eletrônico caracterizando o seu perfil acadêmico, Teste de Compreensão de Emoções e ao Questionário de Adaptação ao Ensino Superior. Os resultados indicam que há diferenças quanto ao gênero em aspectos relativos à adaptação acadêmica. O estudo contribui para compreensão das causas e construções subjetivas e sociais da evasão escolar, permitindo que autores que se ocupam desta questão, possam construir mecanismos e políticas mais assertivas para combater esse problema, contribuindo com melhor retorno educacional e profissional no país.

Palavras-chave: compreensão emocional, adaptação, ensino superior. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2022-03-09

Comment citer

Correia, F. M. de L., Santos, Álvaro L. da S., de Lima, L. T. S., Duran, M. M. S. J., & Ferreira, T. L. (2022). COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS E ADAPTAÇÃO ACADÊMICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 7(3). Consulté à l’adresse https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/625