QUEM DETERMINA QUEM? TENSÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE AS TEORIAS, OS MÉTODOS CIENTÍFICOS E OS OBJETOS DE PESQUISA
Abstract
A academia na contemporaneidade tem se transformado num espaço privilegiado na produção do conhecimento, desenvolvendo uma forma particular de conhecer e desvelar a realidade. Este saber se diferencia dos outros, principalmente, em função da delimitação de um objeto de pesquisa/estudo, da eleição de uma perspectiva teórica e da adoção de um método. Ao longo dos anos tem-se se percebido a existência de diversas escolas, com metodologias próprias e objetos de estudo diversos, obtendo alguns, maior ou menor evidência em determinados momentos da produção do conhecimento e muitas vezes coexistindo em um mesmo marco temporal. Considerando esta realidade plural, que, no entanto, muitas vezes se organiza de forma engessada, no que concerne ao atrelamento quase que necessário entre teorias, objetos e métodos, este artigo buscou problematizar as seguintes questões: a eleição do método científico deve preceder a delimitação do objeto de estudo, ou o objeto de estudo deve definir o método científico? A constituição do método científico está necessariamente imbricada à teoria adotada pelo/a pesquisador/a? Inserida no terreno das ciências sociais e de cunho teórico, este artigo, esteve metodologicamente assentado em uma pesquisa bibliográfica, e teoricamente valeu-se da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (2012). Os caminhos percorridos apontam que a eleição de um método de estudo deve vir atrelado às necessidades do objeto pelo qual se está investigando, considerando suas especificidades e limitações. Logo, o método pode ser considerado adequado e “bom” se for exequível, se permitir ao objeto de estudo ser problematizado e uma pertinente construção dos dados, além de possibilitar a reflexão da teoria, oferecendo instrumentos teóricos para a análise a quê os pesquisadores se propõem (MINAYO e SANCHES, 1993). A teoria mesmo demarcando nitidamente uma perspectiva de sujeito e sociedade deve abrir espaço para novas descobertas permitindo-se enveredar por metodologias diferenciadas, que muitas vezes, contribuem para o enriquecimento da ciência, do indivíduo e da coletividade.
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