Alimentação Escolar: Cenário em uma escola na Região Metropolitana do Recife

Autores

  • Gabriela Luciana S. B. Teixeira Faculdade Estácio do Recife- Estácio/FIR
  • Carla Patrícia M. de Oliveira Faculdade Estácio do Recife- Estácio/FIR
  • Maria de Fátima G. de Albuquerque Faculdade Estácio do Recife- Estácio/FIR
  • Cristiane Moutinho L. de Melo Faculdade Estácio do Recife- Estácio/FIR
  • Juliana Kelle de A. L. Neves Faculdade Estácio do Recife- Estácio/FIR
  • Danielly Cantarelli de Oliveira Faculdade Estácio do Recife- Estácio/FIR
  • Jadiel da Silva Nascimento Faculdade Estácio do Recife- Estácio/FIR
  • Karla Patrícia de S. Barbosa Faculdade Estácio do Recife- Estácio/FIR
  • Geórgia Karoline C. Galvão Centro Universitário do Vale do Ipojuca – UNIFAVIP/Devry

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar é uma estratégia de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo alimentação aos escolares. Este estudo descreveu o cardápio ofertado, as condições de preparo dos alimentos e avaliou o estado nutricional de adolescentes atendidos em uma escola pública do Recife. Foi realizado um estudo descritivo transversal com avaliação do estado nutricional dos escolares através IMC e circunferência da cintura e dos cardápios e higiene por meio de questionário. Verificou-se condições inadequadas de higiene na produção das refeições, a adequação dos cardápios foi de 40,3% e havia baixa variedade de frutas e verduras. Revelou-se alta prevalência de excesso de peso nas meninas (28,1%). Conclui-se que são necessários ajustes dos cardápios para atender metas estabelecidas pelo PNAE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

Teixeira, G. L. S. B., Oliveira, C. P. M. de, Albuquerque, M. de F. G. de, Melo, C. M. L. de, Neves, J. K. de A. L., Oliveira, D. C. de, … Galvão, G. K. C. (2019). Alimentação Escolar: Cenário em uma escola na Região Metropolitana do Recife. Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 1(1). Recuperado de https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/13

Edição

Seção

Artigos