A UTILIZAÇÃO DO WORDWALL COMO ESTRATÉGIA GAMIFICADA EM DISCIPLINAS DA ENGENHARIA :

UM ESTUDO DE CASO

Autor/innen

Schlagworte:

Cálculo Diferencial e Integral, Teoria das Filas, Metodologia Ativa, Gamificação

Abstract

O presente trabalho  aborda  por meio de estudo de caso uma atividade avaliativa no Ensino do Cálculo de Múltiplas Variáveis e na disciplina Teoria das Filas, ambos do curso de Engenharia de Produção. A metodologia utilizada neste trabalho consiste em um estudo de caso, onde foi possível verificou-se que  90% dos estudantes nunca haviam feito uso de recursos tecnológicos como forma de facilitador do processo de ensino aprendizagem, muito menos essa metodologia sendo aplicada de forma gamificada.  Ressalta-se que as atividades propostas, validada pelos alunos em forma de questionário semiestruturado, mostrou ser com um grande potencial não só de entretenimento como na busca de uma melhor performa-se no jogo proporcionando uma forma diversificada de aprendizagem.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Jonas da Conceição Ricardo, UNESA/CEFET

Professor da Universidade Estácio de Sá e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro; Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- CEFET/RJ; Mestre em Educação Matemática; Especialista em Teoria e Prática de Ensino da Matemática e Licenciado em Matemática, possui curso de extensão em Gestão de Sala de Aula pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atuou como docente da Universidade Gama Filho (UGF) e da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC) nos cursos de Engenharia, Administração, Ciências Contábeis e no curso de Licenciatura em Matemática e Sistema de Informação, respectivamente. Possuí experiência na modalidade em EAD, atuando pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ/CEDERJ), e pelo Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática LANTE -UFF . Possuí experiência na elaboração de material didático, tanto no Ensino Básico, pela Secretaria Estadual de Educação/RJ, quanto no Ensino Superior (Presencial e EaD) pelas instituições: Universidade Estácio de Sá e Universidade Universo. Atualmente também atua com pesquisa na Universidade Estácio de Sá, sendo bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da instituição e de Iniciação Científica. 

Literaturhinweise

ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. São Paulo: DVS Editora, 2015.

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

ATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

DICKEY, M. D. Engaging by design: how engagement strategies in popular computer and vídeo games can inform instructional design. In: JOURNAL OFEDUCATION TRAINING RESEACH AND DEVELOPMENT, 2005.

FERREIRA, L. F; SILVA, G.A.C; PREDES, L.C.D; SILVA, V.W.L; RICARDO, J.C. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Engenharia: Uma Breve Análise nas Abordagens Diversificadas de Ensino. Estação Científica (FESJF. Online), v. 1, p. 1-11, 2021.

FIGUEIREDO, M.; PAZ, T. e JUNQUEIRA, E., Gamificação e educação: um estado da arte das pesquisas realizadas no Brasil. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2015.

FROTA, M.C.R. Duas abordagens distintas da estratégia de resolução de exercícios no estudo de Cálculo. In: GLOVER, I. Play as you learn: gamification as a technique for motivating learners. In: Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, 2013.

HODGES, C et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, 2020

LÜDKE, M. e CRUZ, G.B. da. Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. 2010

McGONIGAL, J. A realidade em jogo - porque os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Trad. Eduardo Rieche. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012

MONTE, W.S.; BARRETO, M.M.; ROCHA, A.B. Gamification e a web 2.0: planejando processo ensino-aprendizagem. Revista Holos, v. 32, n. 3, pp. 90-97, 2017.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan. /abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123.

NÓVOA, A. “Professor se forma na escola”.Revista Nova Escola, n. 142, maio- 2001, pp. 13-15,. Entrevista concedida a Paola Gentile

PERRENOUD, M. L. P, GATHER, M. T. [Apresentação]. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação[S.l: s.n.], 2002.

RICARDO, J. C. A utilização da wordwall como instrumento de gamificação no ensino superior. Revista Tecnologia Educacional [on line], Rio de Janeiro, n. 234, p. 49-62, 2022. ISSN: 0102-5503.

RICARDO, J. C; BARBOSA. G. S. Representações Geométricas: Um Estudo De Caso: In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICAENEM, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178-034X. Curitiba – Paraná, 18 a 21 de julho de 2013

VAZ, I do C. Os conceitos de limite, derivada e integral em livros didáticos de cálculo e na perspectiva de professores de matemática e de disciplinas específicas em cursos de engenharia, Dissertação de Mestrado, 180 fls.Mestrado em Educação Tecnológica , CEFET/MG-Belo Horizonte (MG) 2010.

WERBACH, K.; HUNTER, D. For the Win - How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012.

Veröffentlicht

2024-09-09

Zitationsvorschlag

Ricardo, J. da C. (2024). A UTILIZAÇÃO DO WORDWALL COMO ESTRATÉGIA GAMIFICADA EM DISCIPLINAS DA ENGENHARIA : : UM ESTUDO DE CASO . Revista Eletrônica Da Estácio Recife, 11(2). Abgerufen von https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/824